O desempenho escolar da criança está diretamente associado a participação dos pais na vida escolar dos filhos. Estudos comprovam que quanto mais participativos e interessados se mostram os pais, melhor será o desempenho das crianças. Selecionamos uma pequena lista de coisas muito simples e muito efetivas para melhorar o desempenho de seu filho na escola.
-
1
Pergunte sobre o que a criança aprendeu
Esteja ciente do calendário escolar e pergunte sempre sobre as matérias do dia, quais as atividades realizadas e conteúdos estudados. Converse sobre o conteúdo e demonstre interesse.
-
2
Ajude-a a melhorar seu rendimento
Estude junto, faça algumas perguntas (não exagere) ao final dos estudos para ajudar a fixar o conhecimento e mantenha sempre uma atitude positiva em relação ao aprendizado. Tenha muita paciência e dê muita atenção.
-
3
Combine um horário
Assim como a escola têm o calendário semanal, faça o mesmo para os estudos em casa. A habitualidade é um elemento importante e saber os horários permite que ele coordene as outras atividades de sua agenda.
-
4
Não permita que falte na aula
Faltar cria uma percepção de menor importância. É importante que o aluno tenha consciência da importância da presença na sala de aula. As faltas somente serão permitidas em casos extremos, como a necessidade de ir ao médico, por exemplo.
-
5
Estimule-o a ir além
Estudar não é algo que só se faz na sala de aula. Estimule-o a pesquisar mais sobre os assuntos abordados em sala de aula. Faça buscas na internet sobre algum assunto que ele estudou e converse com o seu filho sobre.
-
6
Atividades extracurriculares
Incentive seu filho a fazer cursos e atividades extracurriculares, desde que isso não o sobrecarregue. Quanto mais coisas novas ele aprende, mais ele desenvolve a habilidade de aprender coisas novas.
-
7
Permita que ele seja criança
Notas altas não devem ser obsessão. Boas notas são consequência de um processo que vai além do estudo. Uma vida saudável física e mentalmente contribui para um melhor aprendizado. Permita que ele brinque, se socialize, faça as atividades que gosta, enfim: Seja criança!
-
8
Cuide do horário de sono
Estudos mostram que a fixação do conhecimento acontece principalmente durante o sono, devido à liberação de ocitocina. Crianças que dormem pouco geralmente apresentam dificuldades de aprendizado.
-
9
Alimentação saudável
Excesso de açúcar gera ansiedade, consumir alimentos pesados durante a noite dificultam a noite de sono. Hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Alimentos ricos em triptofano auxiliam na produção de serotonina, o hormônio da felicidade.
-
10
Exercícios físicos
Uma criança ativa fisicamente também é mais saudável mentalmente, e assim possui melhor rendimento nos estudos.
Conclusão
A receita para um melhor desempenho de seu filho na escola é basicamente constituída de carinho, respeito, amor e muita participação de um lado e da manutenção da saúde física e mental do outro. Desenvolver uma relação saudável e disciplinada com os estudos de seus filhos permite que eles tenham prazer em estudar e aprender.
Deixe um comentário