As brincadeiras são atividades imprescindíveis na vida de uma criança! Diversão entre pais e filhos deixam as crianças mais felizes, criativas e inteligentes. As crianças não brincam apenas para se divertir, mas também para aprender, por isso estimular brincadeiras não é perder tempo é investir no aprendizado.
Estudos comprovam que quanto mais a criança for estimulada a brincar maior será o seu QI. Além disso, brincar aumenta a capacidade escolar, comportamental e de relações sociais. Uma criança que se mantém ativa sempre brincando será muito saudável emocional, mental e fisicamente. Quando a criança brinca além de exercitar o corpo em crescimento ela aprende a controlar e coordenar a musculatura do corpinho, das articulações e dos seus movimentos.
E não vá achando que as crianças necessitam de brincadeiras que demandam muito tempo ou são bem complexas. O simples fato de fazer caretas ou testar diferentes texturas de tecidos já pode desenvolver habilidades cerebrais.
Dizer que a criança precisa brincar não significa que ela tem que fazer isso sozinha. Quando os pais brincam junto com seus filhos além de estreitar as relações e incentivar a confiança dos pequenos ainda ajuda na sua capacidade emocional fazendo com que futuramente eles não tenham dificuldades de se relacionar com outras pessoas e promovendo o aumento da capacidade cognitiva.
É através das brincadeiras que as crianças adquirem experiências de conhecimento próprio e do mundo que os rodeia. Por isso vamos falar um pouco sobre que tipos de brincadeiras podem ajudar no desenvolvimento intelectual da criança.
Dicas de brincadeiras para tornar o seu bebé mais inteligente
- Caretas: os bebês imitam as expressões dos pais, então fazendo caretas, abrindo e fechando a boca, colocando a língua para fora você estimula o desenvolvimento da criança;
- Explore o tato: deixar com que a criança segure diferentes tipos de texturas, tecidos, seda, pequenos objetos estimula o bebê a descobrir o mundo, melhora a sensibilidade e coordenação motora;
- Legos e peças de encaixar: estimulam a criatividade e novas maneiras de pensar.
- Pinturas e artesanatos: desenvolve o lado criativo do cérebro.
- Esconder algum objeto e dar dicas para encontra-lo: ideal para estimular conexões e raciocínio;
Como brincar estimula a inteligência?
-
1
Aumentar as chances de ser mais sociável e de competência social;
-
2
Aumentar a autoestima da criança e as relações familiares;
-
3
Deixa as atividades infantis mais potentes;
-
4
Gera a sensações de segurança;
-
5
Melhora a criatividade e o rendimento escolar.
Além de ser uma indicação incrível para o desenvolvimento da inteligência e desenvoltura da criança com o meio as brincadeiras podem ser um termômetro de humor e saúde para os pais. Se a criança não estiver com ânimo para brincadeiras pode ser um indicativo de que pode estar doente.
Vale lembrar que toda essa preocupação com a inteligência dos filhos é que por fim tenham uma boa educação e isso faz com que se tornem adultos bem relacionados, independentes e equilibrados. Por isso conecte-se a sua criança, respeite as regras da sua brincadeira e brinque de verdade! Assim você terá filhos mais inteligentes e conseguirá estabelecer diálogos com mais facilidade.
Deixe um comentário