Videojogos: quais os efeitos positivos e negativos

0 Shares

Contrário dos videojogos a vida não vem com manual de instrução por isso, durante algumas fases não sabemos como lidar e agir com as crianças. Nos dias de hoje vivemos uma era moderna de educação onde já não se vê mais pesquisas em livros ou bibliotecas cheias. Vivemos agora era digital! E com ela é muito importante saber os limites de uso dessas tecnologias tanto para os adultos quanto para os pequenos.

É impressionante como as crianças hoje já nascem sabendo mexer no celular não é mesmo? Com os videogames não é diferente! Ele deixou de ser um entretenimento apenas doméstico, e hoje podemos encontrar esses videojogos dentro dos celulares de todo mundo.

O que os pais devem se atentar: tempo de uso dos videojogos e o tipo do jogo.

Como o uso das tecnologias é indispensável na vida dos pequenos dessa nova geração é preciso saber encontrar o equilíbrio para aproveitar o máximo que ela pode oferecer sem sofrer as consequências do seu uso excessivo e ou pelo descontrole dos pais. Já se sabe que o uso das tecnologias trás tanto benefícios quanto malefícios na vida de uma criança, vamos saber um pouquinho mais sobre eles?

5 Pontos positivos dos videojogos

Quando usados de maneira consciente e adequada os videojogos podem ter a sua contribuição no desenvolvimento cognitivo, emocional e até físico, dependendo do jogo, para as crianças. Estudos comprovam que crianças que utilizam de videojogos desenvolvem uma habilidade de agilidade de raciocínio lógico e matemático, ou seja, estimulam novas conexões neurais, essas responsáveis pelo aprendizado.

  • 1

    Criatividade: estudos realizados nos Estados Unidos comprovaram um aumento da capacidade criativa das crianças que jogavam videojogos.

  • 2

    Aprendizado de um novo idioma: como a muitos jogos estão em inglês ou japonês, é uma maneira descontraída da criança aprender outra língua naturalmente.

  • 3

    Aprender com a derrota: mesmo que as crianças se sintam desapontadas por não ter vencido o jogo elas aprendem que ser derrotado não é o fim, dessa maneira sempre buscam uma maneira melhor de obter mais sucesso.

  • 4

    Paciência: até o final do jogo existe um longo caminho a ser percorrido assim, as crianças aprendem a ser mais pacientes.

  • 5

    Persistência: durante os desafios dos videojogos as crianças terão que repetir fases várias vezes para passar de nível devendo ser persistentes.

Quais os maiores pontos negativos?

Os pontos negativos na verdade são consequências pela falta de controle das crianças e dos pais. Assim como em qualquer coisa da vida: tudo em excesso faz mal! O uso excessivo dos videojogos, televisão, celulares, computadores leva ao famoso: sedentarismo. Dessa maneira muitos aspectos são afetados como os hábitos alimentares, interações sociais, dificuldade com a realidade.

  • 1

    Obesidade: os videojogos aumentam o apetite e os jogadores acabam comendo mais do que precisam sem realizar exercícios.

  • 2

    Vício: o cérebro produz uma substância viciante durante o uso do videojogo

  • 3

    Dificuldades sociais: podendo ser um dano até a vida adulta, quando as crianças passam muito tempo entretidas nos jogos elas tem dificuldades de interagir socialmente.

Qual o tempo ideal para ficar jogando?

Recomenda-se 2 a 3 vezes na semana com no máximo 2h diárias.

Agora que você já sabe por onde começar a conversar com as crianças a respeito do uso dos videojogos mãos a obra! Proibir não é o caminho, um diálogo para encontrar o equilíbrio é essencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *