Tempo livre para criança: saiba o porquê é importante.

0 Shares

É muito comum ver pais querendo ocupar os filhos em tempo integral. Os pais colocam as crianças para realizarem atividades durante o dia e noite para mantê-los sempre em constante aprendizado, ativos e para os pais conseguirem ter mais tempo para eles. Mas você sabia que essa atitude nem sempre é o melhor para o seu pequeno? Essa rotina pode trazer muitas inseguranças e falta de autonomia podendo gerar indecisões por parte da criança a respeito dos seus gostos, o famoso “não sei o que quero fazer” “não sei se prefiro amarelo ou roxo”, e também sobre como tomar decisões na vida. Brincar também faz parte de uma aprendizagem muito prazerosa, é através dela que a criança pode aprender sobre estabelecer e seguir regras feitas por ela mesma e pelo grupo que está inserida, além disso, contribui para que a criança se integre no mundo que está a sua volta.

É nesse tempo livre que a criança inconscientemente está desenvolvendo sua capacidade de aceitar e compreender diferentes pontos de vista, e de como entender e demonstrar a sua opinião pública, também, é nesse momento que ela resolve internamente seus conflitos e hipóteses de conhecimento.

“Tempo livre” não quer dizer necessariamente “tempo sem fazer nada”, quer dizer tempo para que a criança se expresse, brinque, fale, imagine e desenvolva atividades lúdicas. Fazer com que a criança se sinta ocupada o tempo todo sendo obrigadas a fazer tarefas repetitivas, lições de casa ao invés de ficarem brincando pode ser prejudicial.

É importante deixar com que as crianças sintam tédio?

Por incrível que pareça, sim! Muitas pessoas nem imaginam, mas é nesse momento em que as crianças se sentem entediadas que elas vão procurar algo para fazer. Assim, se sentindo entediada é criado um estímulo à procura de uma nova aventura e então os pequenos se conectam com um novo mundo de criatividade e conhecimentos.

A importância da brincadeira

Brincar é a forma que a criança tem de se comunicar com outras crianças. Assim é um processo de aprendizagem já que elas tendem a reproduzir o seu cotidiano facilitando a construção de suas opiniões, criatividade e autonomia. O simples brincar é fundamental para um desenvolvimento completo de um indivíduo trás benefícios físicos, mentais, sociais, afetivos, culturais, emocionais e ainda cognitivos.

O faz-de-conta é uma brincadeira e tanto

Quando se fala em fazer nada ou em brincadeira hoje em dia todo mundo pensa em ficar vendo um desenho, no celular, vendo tv, mas na verdade brincadeira é aquela que as crianças têm contato apenas com o ambiente e com os recursos não digitais inseridos nele como caixas de papelão, galhos, folhas, canos, carrinhos, é uma infinidade de possibilidades para usar e abusar da criatividade.

É na brincadeira de faz-de-conta que as crianças podem expressar o máximo de sua criatividade e mostrar para os pais quais são os seus referenciais. Se ele faz de conta que é uma pessoa feliz e que gosta da natureza pode-se concluir que o referencial dele está bom, por exemplo, se o faz-de-conta é brincar de ficar doente, ser deprimido, de ser arrogante e ladrão é hora de se preocupar com que tipo de experiências seu filho tem tido. As crianças normalmente imitam os adultos.

Por isso lembre: momentos de tédio para a criança são fundamentais para um bom e saudável desenvolvimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *