Essa é uma pergunta que pode parecer boba, mas na verdade é muito interessante! Por que o céu é azul? Será que, pela superfície da Terra ser formada por 70% de água, o céu reflete o azul dos oceanos? Essa teoria já foi aceita no passado, mas hoje a ciência já pode explicar por que o céu é azul, e a resposta se mostrou bem complexa.
Mas antes de dar uma explicação científica sobre a cor do céu, vamos falar sobre um fato muito legal sobre a cor azul.
O descobrimento da cor azul
Sabia que a maioria das civilizações antigas, lá bem antes de Cristo, não diferenciavam a cor azul? Para muitas culturas, não havia diferença do mar visto à noite e do mar visto de dia. Para eles o mar era preto, e ponto. Louco, não é? Essa teoria foi descoberta quando um homem chamado William Ewart Gladstone, notou que em muitos livros clássicos gregos, quando descreviam o céu, nunca era usada a palavra azul. Com isso, ele procurou em outros escritos gregos, e o azul não aparecia em lugar nenhum, nem quando se falava do céu, nem quando se falava do mar.
Inspirado por essa pesquisa, outras pessoas saíram em busca desse “fenômeno” em outras culturas. E foi descoberto que na maioria das civilizações antigas, a cor azul não era distinguida. Procuraram em textos hebraicos, hindus, histórias antigas da China, e nada da cor azul aparecer.
Mas aí, foi descoberto que os egípcios, mesmo antigamente, já tinham uma palavra para descrevê-la. E agora, hein? A explicação em que chegaram é que, apesar dos tempos antigos em que viveram, a sociedade egípcia era muito sofisticada, e sua tecnologia muito avançada. Então a conclusão é que, quanto mais avançada uma cultura, maior será sua gama de cores, e seu vocabulário para classifica-las. Os egípcios, já tinham desenvolvido maneiras de conseguir o pigmento azul, que pode ser visto em muitas pinturas da época.
A cor azul, conforme a ciência, foi a última a ser descoberta. Por ela não ser muito encontrada na natureza, muitas civilizações levaram muito tempo usá-la como pigmento, e viviam praticamente num mundo preto e branco.
Agora, vamos para a explicação do fenômeno de toda essa imensidão azul do céu.
Explicação científica da cor do céu
A cor do céu é totalmente ligada com a luz do nosso radiante sol. A luz que ele irradia é branca, mas na verdade, essa luz branca é resultado de uma mistura de 7 cores. Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e roxo. Igualzinho às cores do arco-íris. Até aqui, deu para entender que a luz branca do sol vem da mistura de um monte de cores, mas o que isso tem a ver com o céu azul?
Quando a luz branca do sol chega na Terra, ela encontra partículas de gases, como oxigênio e nitrogênio, que fazem uma bagunça danada e espalham todas aquelas cores que formam a luz do sol. Esse efeito, cientificamente é chamado de “Efeito Rayleigh”. Como as luzes azuis brilham de um jeito parecido com as moléculas desses gases, elas acabam se “trombando” mais com essas partículas, o que faz elas serem espalhadas pela atmosfera mais facilmente do que as outras cores. Então é isso, a luz do sol que passa pela atmosfera e esquenta a gente, é branca, e não a enxergamos. Já a parte que é espalhada pela atmosfera, pela “trombada” da luz do sol com os gases da Terra, é a luz azul, que colore todo a imensidão do céu.
Deixe um comentário