Antigamente acreditava-se que ensinar duas línguas no estágio de desenvolvimento inicial de uma criança poderia ser prejudicial podendo causar um atraso ou até confusão mental. Hoje em dia já sabemos que não é bem assim, pelo contrário, é uma opção que pode favorecer e muito tanto o desenvolvimento da criança quanto futuramente na sua colocação no mercado de trabalho.
O cérebro das crianças funciona como uma esponja absorve com facilidade, ou seja, tudo e qualquer experiência que a criança passa ela absorve os conhecimentos e relaciona com o seus sentimentos. Nessa fase as crianças estão em “construção” por isso é muito importante dar suporte para um alicerce bem estruturado. No caso de uma segunda língua, é um aprendizado que interfere positivamente no desenvolvimento intelectual de uma criança, por isso é muito importante que os pais se atentem em proporcionar um aprendizado rico e consistente. Uma dica preciosa é escolher uma das línguas para ser adotada como a “principal”, nativa, essa será voltada para a comunicação diária e a outra como um segundo aprendizado.
É muito mais fácil o aprendizado de uma segunda língua logo nos primeiros anos de vida, o cérebro se desenvolve muito rápido e milhares de conexões neurológicas novas surgem para auxiliar no aprendizado. Assim fique por dentro das grandes vantagens de proporcionar ao seu pequeno uma educação bilíngue desde bebê.
7 Vantagens de uma criança que sabe dois idiomas
- 1
Comunicação: uma criança bilíngue tem habilidades duas vezes maiores para ler e escrever, além disso, o seu conhecimento tem uma amplitude maior, por ter capacidade se se comunicar em mais de uma língua com pessoas estrangeiras, familiares e os pais, assim tem acesso a informações globais.
- 2
Capacidade de memorizar: crianças que são criadas com aprendizado bilíngue desde cedo possuem memória, cálculo mental e leitura melhores do que crianças que aprendem apenas um idioma.
- 3
Oportunidades: sabemos que hoje em dia o mercado de trabalho está bem mais exigente, assim, futuramente uma criança bilíngue terá mais acesso a oportunidades de trabalho.
- 4
Cultural: crianças bilíngues tem um aprendizado diversificado conhecendo duas culturas diferentes. Aprendem histórias, tradições, meios de comunicação, literaturas, comportamentos e costumes diferentes e etc. Dessa maneira ampliam o seu conhecimento cultural.
- 5
Crescimento do cérebro: quanto mais a criança aprende mais áreas fundamentais do cérebro ela desenvolve.
- 6
Conhecimento: quanto mais conhecimento uma criança tem mais desenvolvido é a sua capacidade de raciocínio, elas se tornam mais flexíveis, criativas e possuem uma mente mais aberta para o mundo
- 7
Capacidade de multitarefas: até isso? Pois é, um estudo relata que crianças que detém do conhecimento de dois idiomas tem mais facilidade em mudar as suas tarefas, ou seja, elas tendem a ser mais flexíveis em momentos imprevisíveis e além de possuir mais facilidade de adaptação em cenários inesperados.
Então lembre-se sempre que quanto mais o cérebro é exercitado mais ele se desenvolve. Estimular a educação e aprendizado dos pequenos desde cedo é fundamental para contribuir com um bom desenvolvimento intelectual e pessoal deles, pois dessa maneira despertam em si a musicalidade, articulação dos sons, sociabilidade e a oratória. Dessa maneira esse tipo de experiência para a criança abre novas portas para aflorar seus talentos e habilidades desde bem cedo.
Quer ensinar um novo idioma ao seu filho? Leia esse nosso artigo com algumas dicas.
Deixe um comentário