Você está sempre buscando o melhor para o seu filho? Carrinho de bebê, berço, roupas, escolinha, médico… Com a alimentação você deve ter a mesma preocupação. Tanto em qualidade quanto em quantidade a nutrição na primeira infância tem grandes influencias sobre o crescimento e desenvolvimento dos bebês. Nos bebês prematuros a falta de uma nutrição adequada pode causar danos no desenvolvimento neural e por consequência causa deficiências cognitivas e de competência educacional durante a infância e adolescência.
O tal do DHA
Já ouviu falar no DHA? Se não, fique tranquilo, vamos explicar! O DHA é um nutriente essencial para o desenvolvimento cerebral, cognição e para a visão dos bebês, por isso as mães devem ficar atentas e consumi-lo durante toda a gestação.
Mas onde encontrar esse tal nutriente? Existem algumas formas de adquiri-lo de maneira isolada comprado em farmácias, mas não é muito indicado. Estudos revelam que ele não é muito eficiente. O melhor é através do consumo de alimentos que o contenham como: peixes de agua fria (salmão, sardinha e atum), leite materno, gema do ovo e em algumas sementes como a linhaça por exemplo.
E…como ele age? Durante o período de gestação e logo nos primeiros anos de vida do bebê, o DHA vai se acumulando no cérebro e na retina dos olhos da criança, dessa maneira ele exerce uma função muito importante no desenvolvimento neural e da visão.
O leite materno
Alimentar o bebê com leite da mãe até os 24 meses ajuda o bebe no seu desenvolvimento físico e mental, na visão e habilidades linguísticas. Estudos comprovam que quando alimentados com leite humano doado e leite de vaca os resultados não são tão bons assim no desenvolvimento do bebê quando o leite da própria mãe.
O leite humano doado: apesar de ser infinitamente melhor do que o leite de vaca, o leite humano doado ele não trás benefícios ao neurodesenvolvimento de bebês prematuros.
Se quer saber mais sobre amamentação veja nosso artigo “Saiba qual a relação da amamentação com a inteligência do seu bebé”.
Alimentos que estimulam o cérebro do bebê
Alguns alimentos apresentam grande quantidade de nutrientes importantíssimos para estimular o cérebro do bebê, assim proporciona condições para que ele se torne um adulto mais inteligente.
-
1
Leite materno: um grande aliado do desenvolvimento cerebral do bebê. Um estudo recente afirma que bebês alimentados com leite materno por mais de um ano se tornam adultos com um QI maior do que a maioria. O leite materno deve ser oferecido com exclusividade até os seis meses de idade, depois disso pode-se oferecer outros tipos de alimentos para o bebê.
-
2
Ovos cozidos: este alimento possui uma substância, a colina, capaz de ajudar na preservação dos neurônios melhorando também a capacidade de concentração e aprendizagem. Além disso, ele possui também aspargina, substância essa responsável pelo bom desenvolvimento cerebral da criança. Pode ser oferecido para a criança apenas após os 6 meses.
-
3
Peixes ricos em Ômega 3: atuam diretamente no desenvolvimento cerebral do bebê, colabora para que ele desenvolva melhor a capacidade de aprendizagem (exemplos: salmão, atum e bacalhau). Devem ser oferecidos apenas após os 6 meses de idade, sempre cozidos e em pouca quantidade, no máximo 340g.
Tem algum alimento que não pode?
Sim. É muito importante tomar cuidados com peixes ricos em mercúrio, eles podem causar problemas cerebrais fazendo com que a criança tenha dificuldades cognitivas, de aprendizagem e assim demore mais para andar, falar e se comunicar. Exemplos: peixe-espada, a cavala, o tubarão e o lofolátilo.
Fique de olho na alimentação, ela é à base da vida! Alimento saudável, criança saudável, cuidado com refrigerantes, açúcar, sucos e comidas industrializadas.
Deixe um comentário