Na era digital o entretenimento eletrônico, seja através do computador, videogame ou celular, têm levado as pessoas a níveis de ociosidade antes impensáveis. E com as crianças dessa geração não poderia ser diferente. Índices alarmantes de obesidade infantil e doenças que até então não eram comuns na infância hoje estão cada vez mais presentes e demandam por hábitos mais saudáveis. Mas como despertar nas crianças o interesse pelas atividades físicas? Preparamos esse artigo com algumas dicas simples e eficientes.
Ensine pelo exemplo
“Faça o que eu digo e não o que eu falo” efetivamente não funciona! As crianças aprendem com o exemplo e a melhor forma de você incentivar seu filho a ser mais ativo fisicamente começa com o seu estilo de vida. Seja uma caminhada, um futebol com os amigos ou frequentar a academia regularmente, adote um estilo de vida fisicamente ativo para que seu discurso seja compatível com suas ações.
Direcione a rotina da família
Trabalhar a rotina da família para contemplar atividades em grupo como uma caminhada ou um passeio de bicicleta diário, criar hábitos alimentares mais saudáveis e compatíveis com o estilo de vida ajudam a melhorar a percepção de seu filho sobre uma vida mais saudável. Ao alinhar a rotina da família para atingir os objetivos juntos seu filho também aprende sobre espírito coletivo e cumplicidade.
Diversão é a chave!
Dificilmente você vai conseguir criar o hábito de se exercitar em seu filho se a atividade não for prazerosa. Buscar lugares interessantes como praças e parques para caminhar ou andar de bicicleta. Clubes no verão para praticar natação. Escolher aquele destino de ecoturismo com trilhas e cachoeiras nos feriados e tudo o que sua criatividade permitir. Existe muita diversão no mundo real, não é preciso passar o tempo de folga assistindo a uma maratona no netflix. Busque lugares onde diversão e atividade física possam coexistir na mesma frase.
Apresente novas opções
As crianças muitas vezes enjoam de fazer as mesmas atividades por muito tempo. Sempre que souber de algo novo como uma nova posta de skate, um parque revitalizado ou até uma nova academia de artes marciais converse com seus filhos. Mostre a eles o que está rolando e incentive caso ele mostre algum interesse em particular. É importante também que ele perceba que pode aproveitar para conhecer muitas coisas até decidir por alguma que ele queira se dedicar mais. Independente de decidir continuar ou abandonar outras atividades.
Não force a barra
Vários podem ser os motivos para o seu filho não querer fazer essa ou aquela atividade. Desde não se identificar até algumas limitações físicas. Você não quer que as atividades físicas sejam encaradas como um trauma pelo seu filho. Estimular não é obrigar. Se ele ainda não encontrou uma atividade que ele queira realizar continue apresentando opções. Tente descobrir as atividades que os amigos estão praticando, isso pode ser um bom caminho. Sem respeito dificilmente você irá conseguir resultados duradouros.
Se você tem mais alguma ideia ou quer compartilhar sua história deixe seu comentário.
Deixe um comentário