Efeitos positivos das artes no seu filho

0 Shares

Mesmo na vida adulta, quando passamos a atuar de forma mais analítica, as artes desempenham um papel fundamental na nossa percepção do mundo. Através das artes nos conectamos às nossas emoções em diversos níveis diferentes e através de diversos canais diferentes e/ou complementares. Na idade de aprendizado, as artes desempenham, além da percepção do mundo, também outro papel importante: O desenvolvimento de habilidades motoras e psicomotoras. Neste artigo vamos abordar os benefícios da arte na vida de seu filho.

Desenvolvimento motor

Se considerarmos a escrita como desenhos padronizados podemos imediatamente visualizar os primeiros rabiscos como a preparação motora para a escrita. Além disso, o ato de desenhar, seja com o dedo, lápis, giz de cera ou canetinhas, nos conecta aos nossos antepassados através forma mais primitiva e intuitiva de representarmos o mundo em que vivemos. Esse aprendizado vivenciado será importante quando a criança chegar à fase da alfabetização.

A arte na expressão dos sentimentos e emoções

No inédito mundo de sensações, a criança não categoriza ou automatiza as respostas. Tudo é inédito e como tal é respondido pela criança. No início é através da simples expressão do sorriso ou do choro, e conforme vai se desenvolvendo ela encontra na arte uma maneira autêntica para expressar suas emoções e sentimentos.

Através da dança, do canto, desenhos, pinturas, criação de historinhas e personagens a criança começa a externar suas emoções, estado de espírito e percepção da realidade.

Os limites do corpo através da dança

Tanto os limites quanto as possibilidades da expressão corporal podem ser aprendidas e extrapoladas através da dança. Dançar é um processo de percepção corporal e dimensional, além de uma excelente forma de expressão das emoções e liberação da ansiedade. A dança por muitas vezes cria uma ponte entre o físico e o emocional e permite que a vida seja percebida e conduzida através do movimento. Ela trabalha a inteligência espacial da criança.

A representação do mundo

Através da representação do mundo pelas formas, cores e tamanhos, seja na modelagem com argila, massinha ou no desenho, é possível perceber como a criança tem percebido e assimilado o mundo que a rodeia, inclusive a percepção de si própria dentro do contexto que está inserida. Ao criar um personagem, a criança trabalha a questão da identificação e reconhecimento de si própria através das semelhanças e dos outros através das diferenças.

A postura crítica

É dentro do universo artístico que a criança tem a primeira oportunidade de executar um pensamento analítico e consequentemente desenvolver o pensamento crítico. Essa postura é desenvolvida principalmente porque, ao longo do desenvolvimento da atividade, à criança não cabe somente um papel passivo, como no caso da televisão, mas ela tem o poder para alterar a própria realidade da atividade de acordo com suas ideias.

Conclusão

As inúmeras atividades artísticas trabalham questões muito fundamentais ao desenvolvimento cognitivo, intelectual e motor da criança. Consequentemente, a criança desenvolve uma melhor autoconfiança para enfrentar as questões do contexto que está inserida.

Conheça aqui algumas dicas para incluir a arte na vida dos seus filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *