Em que é que o exercício ajuda para a inteligência do seu filho

0 Shares

Existem 9 tipos de inteligência humana: Lógico-matemática, Linguística, Musical, Espacial, Corporal-cinestésica, Intrapessoal, Interpessoal, Naturalista e Existencial. O que todas elas têm em comum é que são habilidades que precisam ser estimuladas para se desenvolverem. É claro que pessoas diferentes possuem facilidade de aprendizado (talentos) em áreas diferentes, contudo, o mecanismo para desenvolvimento permanece o mesmo: exercício e repetição.

O efeito de teste

De acordo com um estudo realizado em 2006, percebeu-se que quando os alunos estudavam algum conteúdo e depois de uma semana fazia exercícios se saiam significativamente melhor do que os alunos que estudavam um conteúdo e depois de uma semana os estudavam novamente. Isso ficou conhecido como “Testing Effect” (Efeito de Teste, em português, tradução livre). Os dados deste teste foram considerados suficientes para comprovar que, de fato, os exercícios melhoram a retenção da memória e o aprendizado. A revista Science publicou em 2010 uma pesquisa sobre como os exercícios afetam o cérebro e ajudam na retenção do conteúdo na memória.

A função do sono

Algumas pesquisas também mostram que distribuir os exercícios em pequenos lotes ao longo do tempo atuam de maneira muito mais efetiva do que utilizar grandes blocos de exercícios e pouco espaçamento. Pequenos blocos de exercícios com espaçamento de uma semana entre eles têm se mostrado a forma mais eficiente parra retenção da memória de longa duração.

Em um dos experimentos, dois grupos receberam o conteúdo teórico e em seguida foram avaliados. Ambos tiveram uma média de aproximadamente 70% de acerto. Um dos grupos realizou 5 exercícios na primeira semana, e 5 exercícios depois de uma semana. O outro grupo realizou os 10 exercícios na segunda semana. Quando avaliados depois de 30 dias, o primeiro grupo teve média de 64% de acertos enquanto o segundo grupo teve uma média de 32%.

Segundo os pesquisadores, um dos motivos que justificam este resultado é que o sono é um dos fatores mais importantes para a consolidação da memória e quando realizamos dois pequenos blocos, temos mais noites de sono para consolidar o conteúdo aprendido.

Como colocar em prática

Seja você educador ou um pai interessado, é importante conversar com as crianças sobre os resultados dessas pesquisas e como elas afetam na prática a consolidação do aprendizado. Elabore entre 5 a 7 questões sobre o assunto e distribua em intervalos semanais para conseguir uma melhor efetividade.

Explique também a importância do sono na consolidação da memória de longo prazo e ajude-os a criar uma rotina que contemple as 8 horas de sono necessárias para um descanso completo. Uma rotina bem definida ajuda também a diminuir a ansiedade, que pode potencialmente diminuir a capacidade de aprendizagem, absorção do conteúdo e registro da memória de longo prazo.

Conclusão

Os estudos reforçam a importância dos exercícios no desenvolvimento da inteligência de seu filho, contudo, vale ressaltar que a quantidade é importantíssima para assimilação. Fazer exercícios em demasia efetivamente não melhoram a retenção do conteúdo. A chave é a dose certa, o espaçamento entre os blocos de exercícios e boas noites de sono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *