A natureza tem fenômenos incríveis não é mesmo? Às vezes, quando crescemos, começamos a achar tudo isso muito normal, mas coisas como a chuva, realmente são espetáculos da natureza, e quando o céu escurece e se ilumina com relâmpagos, e cai aquela imensidade de água, com o vento fazendo muito barulho e espalhando água para todo lado, pode ser um acontecimento extraordinário e impressionante.
Mas por que isso acontece?
O certo é a água ficar aqui embaixo não é, nos rios, no mar, saindo das torneiras, como é que ela vai parar lá no céu e depois cai sobre tudo como se as nuvens fossem enormes regadores de algodão doce? Mas pense bem, quando a gente planta alguma coisa, não precisamos regar para crescer e ter vida? A chuva é o regador natural do mundo, porque na natureza tudo funciona em perfeita sintonia, e tudo é preparado para manter o ciclo da existência. As plantas e os animais precisam do sol para viver, precisam do solo, de alimentos, e de água. Sabia que muitas espécies viajam quilômetros e quilômetros para encontrar água? A água é uma das principais fontes de vida no planeta, praticamente toda criatura da Terra precisa dela para sobreviver. E a natureza é tão sábia, que sabendo que todos animais precisam de água, pega a água de um lugar, guarda ela nas nuvens e leva para outros lugares. Sabia que muitas chuvas vêm da água do mar? Então vamos lá, vou te explicar passo a passo como acontece esse fenômeno da natureza. E para entender como se formam as chuvas, é mais fácil aprender primeiro os estados diferentes em que a água existe no mundo.
Os estados físicos da água
Sabe esse vapor que sobe da panela quando está cozinhando? Se você colocar a mão por cima, vai sentir esse ar quentinho subindo, e sua mão vai ficar toda molhada, esse é o vapor, o estado gasoso da água. E aquele cubo de gelo que usamos para por no copo de suco para ficar mais gelado? Esse é o estado sólido da água. E o estado líquido é essa água que a gente bebe, e que cai quando chove.
Formação da chuva
Como que a água vai parar lá em cima? Para subir, ela precisa passar do estado líquido para o gasoso, e para isso acontecer, ela precisa da ajuda do sol, que esquenta a água do oceano, rios e lagos até ela evaporar. Esse vapor é formado de gotículas de água, e como essas gotinhas são muito leves, elas sobem para o céu e se acumulam lá em cima, formando as nuvens. Quando todo esse vapor, que são as nuvens, atingem altitudes muito elevadas (onde é mais frio), ou se encontram com massas de ar frias, esse vapor se torna água líquida de novo. Esse processo, da água em estado gasoso voltando para o estado líquido é chamado de condensação. Quando isso acontece, a água fica muito pesada para ficar nas nuvens, então ela cai do céu formando a chuva.
E todo esse processo é um ciclo constante. O sol esquenta a água aqui embaixo, ela sobe, forma as nuvens e cai de novo sobre a gente, regando as plantas, enchendo os rios e os lagos, fazendo com que o ciclo da vida possa continuar. Interessante, não é?
Deixe um comentário