Imagine como seria se não precisássemos dormir todos os dias? Teríamos as 24 horas do dia para fazer tudo que quiséssemos, sem parar para descansar, sem precisar ir para a cama e passar horas deitado no escuro debaixo das cobertas. A gente até teria que inventar muito mais coisa para fazer com todo esse tempo extra, hein!
Mas isso não é possível para nenhum animal na Terra. Até mesmo as formigas que parecem trabalhar sem parar, precisam de seu tempo de repouso. Pode parecer interessante não ter que parar de brincar e passar a noite correndo pra lá e pra cá, ou ficar até amanhecer na frente da TV ou do videogame e recomeçar o dia como se nada tivesse acontecido, mas pense também que chato seria abrir mão de sonhar? Sonhar, além de ser natural e saudável, pode ser também uma coisa muito divertida, quem nunca sonhou que saiu voando por aí como um passarinho? E enquanto estamos sonhando, dificilmente sabemos que não estamos vivendo a vida real, estão mesmo quando estamos sobrevoando montanhas, naquele momento é como se realmente estivéssemos fazendo aquilo.
Curiosidade sobre o sono
A gente não fica contando as horas que dormimos durante nossa vida, mas pesquisas mostram que, em média, nós seres humanos passamos vinte e seis anos de nossa vida dormindo! Quanto tempo, não? Olhando assim, parece até que desperdiçamos grande parte de nossa existência “apenas” dormindo, mas dormir é uma parte essencial de nossa rotina, que garante nossa saúde física e mental.
O que acontece quando dormimos ou quando deixamos de dormir
Quando estamos lá deitados bem quietinhos e dormindo, nosso corpo opera coisas que não seriam possíveis de fazer se estivéssemos acordados e em movimento. É dormindo que nos recuperamos do cansaço para estarmos dispostos no dia seguinte, recarregamos nossa bateria igual fazemos com o celular.
Não queremos crescer e ficar grandes como os adultos? O hormônio do crescimento é produzido só à noite, durante o sono.
É dormindo também, que nosso cérebro armazena melhor nossas lembranças, se não dormíssemos, seríamos pessoas sem memória. Imagina que ruim não guardar as coisas que vivemos, os lugares que visitamos, os nomes das pessoas, nem aprenderíamos nada novo também, porque é durante o sono que nosso cérebro registra e assimila tudo que aprendemos durante o dia.
Quando você cai e se machuca, é durante o sono que nossos tecidos vão se recompondo, por isso dormir, acelera a cicatrização daquele ralado que arde na hora banho! Além disso, dormir ajuda prevenir doenças, como depressão, ansiedade, Alzheimer e muitas outras, até mesmo evita o envelhecimento precoce.
E entre outros problemas, se não temos uma rotina de sono de qualidade, podemos ficar emburrados durante o dia, porque o cansaço provoca alterações no humor, assim como podemos ficar muito distraídos, trombando por aí, derrubando coisas ou não conseguindo se concentrar em nada.
Dicas para uma noite de sono e descanso com qualidade
Para dormir bem, é bom já ir se “preparando” para dormir. Por exemplo, não é bom ficar na frente da TV ou do celular perto da hora de deitar, porque isso dificulta o cérebro a ir se desligando. Especialmente o celular, que fica com a luz bem próxima dos nossos olhos. Manter atividades físicas diárias também ajuda a ter uma ótima noite de sono, assim como ler um livro antes de apagar a luz. Nunca deixe a TV ligada enquanto dorme, um quarto bem escuro é essencial. Portanto se aconchegue, dê boa noite a todos e bom descanso, e quem sabe uma grande aventura nos sonhos!
Deixe um comentário