Saiba como se alimentar melhor durante a gravidez

Saiba como se alimentar melhor durante a gravidez
0 Shares

Cuidar da dieta é um exercício diário e agora que você está grávida é mais importante ainda aumentar o consumo de alguns nutrientes como o ferro, proteínas e vitaminas para uma alimentação equilibrada e bem diversa.

Lembre sempre que, tudo o que o seu filho vai precisar para crescer e ter um bom desenvolvimento virá através de você. Mesmo que ouça por ai que agora você “come por dois” não se engane, coma alimentos saudáveis com qualidade duas vezes melhor não duas vezes mais. Ainda não sabe por onde começar? Vamos lá!

O primeiro passo é observar como e com o que você tem se alimentado ultimamente. É hora de deixar as guloseimas de lado e pensar em refeições mais equilibradas e variadas. Você sabia que nos primeiros 6 meses você nem precisa comer mais do que comia antes? Pois é, o seu corpo é tão incrível que durante essa fase da gestação ele trabalha de maneira mais eficiente aproveitando o máximo dos nutrientes que você está ingerindo, por isso também a importância de manter uma boa alimentação. Porém, é indicado que nos últimos 3 meses você aumente de 200 a 300 calorias na dieta, mas não se engane esse aumento não vale mais do que duas torradas com manteiga.

As mudanças de apetite são normais, no começo você pode se sentir bastante enjoada e provavelmente sentirá vontade de comer alguma coisa durante a noite, mas depois seu apetite volta ao que era entes.

Cuidados com a Alimentação

Ainda que você esteja sem fome não é aconselhável deixar o estômago vazio por muito tempo. Substitua aquelas refeições tradicionais por várias pequenas refeições durante ao dia, especialmente se estiver sentindo bastante azia, má digestão e enjoos.

De vez enquanto tudo bem, mas cuidado para não deixar que alimentos industrializados, salgadinhos e doces sejam sua principal fonte de alimentar. Experimente vitaminas, iogurte e frutas quando bater a vontade de comer aquele docinho.

Lave muito bem os alimentos que for comer crus. Quando for comer carne evite as gordurosas e retive a parte visível da gordura. Prepare o seu alimento da forma mais simples que puder.

O que comer?
  • Proteínas animais: Ovos, carne vermelha, frango e peixe;
  • Proteínas vegetais: Feijão, couve, ervilhas, lentilha, grãos em geral, oleaginosas, ora-pro-nóbis, semente de girassol;
  • Vitaminas e fibras: frutas e vegetais de todos os tipos e sabores (quantos mais diversos melhor);
  • É importante manter-se bem hidratada! Beba de 1,5 a 2L de água por dia;
E… o que você deve evitar?
  • Diminua o uso de temperos prontos e sal;
  • Doces e bolos;
  • Peixes, mariscos e frutos do mar crus (risco de intoxicação alimentar);
  • Peixes que podem conter níveis elevados de mercúrio (atum, peixe-espada, carapau, entre outros);
  • Café, chá, álcool, bebidas com gás e sumos artificiais;
  • Salsichas e embutidos;
  • Carne mal passada (risco infecções perigosas para o bebê);
  • Suplementos alimentares, caso não tenham sido recomendação do seu médico;
  • Queijo fresco de leite não pasteurizado;
  • Ovos crus, e receitas feitas com gemas a cru (risco de contaminação por salmonela).

Curta cada dia da sua gravidez e tenha em mente que melhorando a sua dieta você aumenta a saúde do seu neném. E claro, lembre sempre de levar um mix de castanhas, nozes e amêndoas na bolsa, nunca se sabe quando vai bater aquela fominha.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *